segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Relatos do Araguaia



Depoimentos de pessoas ligadas à Guerrilha do Araguaia serão publicados na internet. Projeto visa construir acervo de história oral do movimento    

 Documentos que integram um acervo da memória social da Guerrilha do Araguaia serão disponibilizados na internet. Coletados por membros do Grupo de Trabalho do Tocantins (GTT), depoimentos em áudio e vídeo de pessoas que tiveram ligação com o movimento armado estão sendo organizados e editados por pesquisadores do Museu Goeldi. 

O projeto, que visa construir um arquivo de história oral sobre a guerrilha, também conta com a parceria do Arquivo Nacional: as entrevistas seriam publicadas no site “Memórias reveladas”, pertencente ao órgão arquivístico. 

Além da pesquisa feita pelos profissionais do GTT, uma bolsista de Iniciação Científica (Pibic/CNPq), da Universidade Federal do Pará, desenvolve a pesquisa “Memórias do Araguaia: relatos de uma guerrilha”, com bases nestes depoimentos. O foco do trabalho, orientado por Rodrigo Peixoto, do Goeldi, é de analisar as memórias existentes sobre a Guerrilha do Araguaia, ocorrida na região conhecida como “Bico do Papagaio”, no período de 1967 a 1975, no Sul e Sudeste do Pará.

Mais informações sobre o projeto, aqui.


Fonte: RHBN

0 comentários:

Postar um comentário