Depoimentos de pessoas ligadas à Guerrilha do Araguaia serão publicados na internet. Projeto visa construir acervo de história oral do movimento | ||||
Documentos que integram um acervo da memória social da Guerrilha do Araguaia serão disponibilizados na internet. Coletados por membros do Grupo de Trabalho do Tocantins (GTT), depoimentos em áudio e vídeo de pessoas que tiveram ligação com o movimento armado estão sendo organizados e editados por pesquisadores do Museu Goeldi.
O projeto, que visa construir um arquivo de história oral sobre a guerrilha, também conta com a parceria do Arquivo Nacional: as entrevistas seriam publicadas no site “Memórias reveladas”, pertencente ao órgão arquivístico.
Além da pesquisa feita pelos profissionais do GTT, uma bolsista de Iniciação Científica (Pibic/CNPq), da Universidade Federal do Pará, desenvolve a pesquisa “Memórias do Araguaia: relatos de uma guerrilha”, com bases nestes depoimentos. O foco do trabalho, orientado por Rodrigo Peixoto, do Goeldi, é de analisar as memórias existentes sobre a Guerrilha do Araguaia, ocorrida na região conhecida como “Bico do Papagaio”, no período de 1967 a 1975, no Sul e Sudeste do Pará.
Mais informações sobre o projeto, aqui.
Fonte: RHBN
0 comentários:
Postar um comentário