Durante as eleições, em novembro de 2010, a juventude do Partido Socialista da Catalunha (PSC), na Espanha, lançou um vídeo que compara o ato de votar com um orgasmo. O vídeo destaca que “votar é um prazer” e mostra a imagem de uma jovem que, após escolher a cédula do PSC, tem um orgasmo ao colocar o voto em uma urna.
O objetivo foi mobilizar a juventude para reeleger seu candidato à presidência do governo autônomo catalão, José Montilla. Apesar da irreverência e do imenso sucesso que o vídeo fez, com mais de meio milhão de acessos no Youtube, em 28 de novembro foi eleito Artur Mas, da coligação nacionalista e conservadora Convergencia i Unió (CiU).
Foi uma dura derrota para os socialistas, que governavam a Cataluhna há 7 anos — região mais rica da Espanha, perdendo 9 dos 37 deputados que mantinham no Parlamento catalão, de 135 membros. Já os nacionalistas conservadores da CiU aumentaram a sua bancada de 48 para 62 deputados.
Agora o governo do primeiro-ministro e líder do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), José Luís Rodríguez Zapatero, tem 169 membros dos 350 do Congresso de Deputados e deverá se articular ainda mais para garantir a aprovação das medidas de seu governo.
Fonte: Portal Vermelho
0 comentários:
Postar um comentário